segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Falta de água em Benevides, Cidade das Fontes Minerais e Igarapés By Levi Freire Jr

Foto extraída da Internet.


Att. Excelentíssimo Senhor Prefeito de Benevides/Pa, Ronie Silva.


Sr. Prefeito, desculpe incomodá-lo, mas não vejo outra opção, por isto, peço ajuda a vossa senhoria. É notório que o problema de abastecimento de água é falho em nosso município. Por aqui vamos nos virando como podemos, já sabemos o horário em que a água chega e vai embora, e com isto, nos prevenimos enchendo baldes, caixas e até a piscina é utilizada como reservatório.


No entanto, no último dia 30 de Janeiro, quarta feira, a água foi embora e não voltou mais, hoje completa 5 dias, 120 horas que eu e muitos moradores do bairro Independente estamos às secas. Tal situação me fez lembrar nossos irmãos do Sertão e Agreste Brasileiro, me fez pensar em quantos transtornos e quantas agruras eles passam por lá, sei que não estamos vivendo nem 1% dos sofrimentos de nossos irmãos nordestinos, mas passar um dia sem água já causa um transtorno terrível, imagine dias.


Com isto, é claro, que não quero comparar as dificuldades do Nordeste com a Amazônia, afinal, estamos na maior bacia hidrográfica do mundo e Benevides, especificamente, possui até fontes de águas minerais que são exploradas por algumas empresas. Aqui na cidade das águas, afinal, além das fontes temos diversos igarapés, viver a situação de escassez é completamente antagônico e ridículo.   
Extraída da Internet.



Bem, as louças e as roupas estão se acumulando, a casa esta suja, pois, a diarista não tem água para limpar, na geladeira água só se comprar, e é com esta mesma água mineral que conseguimos dar um tapa no corpo e fazer de conta que se toma banho.


O mais irônico de tudo isto é o Atenção enorme na contra capa do carnê de pagamento:


“Colabore para a boa manutenção do sistema de água pagando suas contas em dia. O atraso superior a 02 (dois) meses implicará na suspensão e/ou corte do fornecimento de água.”


Sr. Prefeito, tenho pleno conhecimento que água é vida e que a suspensão desta ocasiona uma série de constrangimentos, tenho conhecimento de minhas obrigações enquanto consumidor que é o de efetuar o pagamento pelo serviço prestado, até quitei antecipadamente o carnê, de uma única vez. Mas, também tenho conhecimento que o serviço não está sendo prestado de forma eficiente e eficaz, pelo menos não nos últimos 14 meses que estou por aqui. Sei de minhas obrigações, mas sei também de meus direitos, e ter água é um "fundamental" (salvo discordâncias doutrinárias), e por certo é um direito difuso.


Pelo exposto, é que peço a vossa senhoria tomar as medidas necessárias, através da SEMISU – Secretaria Executiva Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos – Divisão de Água, no sentido de solver este problema de forma definitiva. É certo que a secretaria e a Saebe – Sistema de Água e Esgoto de Benevides, possuem também obrigações, qual seja, a de prestar um serviço eficiente, eficaz e efetivo.



Subscrevo-me, respeitosamente,




Levi Freire Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário