sábado, 4 de agosto de 2012

Desabafo de Um Guia de Turismo by Levi Freire Jr


Prezado Leitor,

Compartilho com você carta de desabafo e indignação da difamação feita em rede nacional a cerca da profissão Guia de turismo. Você na prerrogativa de CONSUMIDOR pode EXIGIR um guia credenciado pelo Ministério do Turismo para acompanhar seus passeios locais, Viagens nacionais e Internacionais.






Por Levi Freire Jr.



Caros colegas e amigos,




Digo a vossas senhorias que foi doloroso e REVOLTANTE ver nos noticiários nossa profissão  sendo denegrida por pessoas que nunca passaram na porta de uma instituição autorizada a ministrar curso de guia de turismo, portanto, não há no que se falar em credencial do Ministério do Turismo. E isto, senhores, foi possível graças a minha, a sua, a nossa omissão! Vemos isto acontecendo nos noticiários em âmbito nacional e fazemos de conta que esta realidade esta distante de nós, que isto não tem nada a ver conosco, que não temos nenhuma responsabilidade nisto ou naquilo que vemos acontecer bem debaixo de nossos narizes.

Sinto-me constrangido ao ver que tal ilegalidade e arbitrariedade não é uma realidade distante e muito menos devaneios da mídia televisiva. Tais matérias podem até ter sido apresentada sem os devidos esclarecimentos como o de ser realizada por guias piratas, mas o fato é que a prática de guiamento está acontecendo de forma ilegal e nós, guias de turismo de fato e de direito, somos os responsáveis por isto, pois, nos calamos e não damos a resposta necessária para que PANTOMIMAS como estas não voltem acontecer.   


É com INDIGNAÇÃO que escrevo a vossas senhorias, pois, tenho visto a legislação em vários níveis do ordenamento jurídico brasileiro ser “estuprado” por empresários e pessoas que em nome de seus próprios interesses e conchavos praticam verdadeiras atrocidades aos direitos de profissionais e  de consumidores.


Durante o mês de julho, alta temporada de viagens emissivas, pude presenciar que Belém do Pará tornou-se uma verdadeira “terra sem lei”.  Exagero?  Não! Bastava-se ir ao aeroporto ou aos embarques das excursões rodoviárias para comprovar que pessoas sem credencial atuavam como guias de turismo.

Se fizermos uma pesquisa na internet, sem qualquer escrutínio, iremos encontrar alguns sites de agencias de viagem vendendo guias de turismo SEM SER! Estas pessoas que são vendidas como guias sequer vivem a rotina diária da atividade turística, pois, durante todo o ano exercem outras profissões. São médicos, professores, advogados, dentistas, administradores, enfermeiros, etc.. E os guias de turismo credenciado onde estão? Digo-lhe: NÃO ESTÃO SENDO contemplados para aquilo que receberam formação e treinamento que é o guiamento de pessoas pelo Brasil e exterior! 

Senhores, não estou contra ninguém, a bem da verdade estou é a favor, a favor do que é justo, honesto e ético! Afinal, investi durante toda minha vida, e ainda invisto, em diversos cursos com o escopo de melhor atender ao mercado e principalmente meus passageiros.    Mas o principal deles foi o curso de guia de turismo  autorizado pelo Mec e Mtur  que me credencia para inclusão no CADASTUR!


O que aconteceria comigo se eu, HIPOTETICAMENTE exercesse a atividade de médico ou se dissesse que sou médico, sem ser? No mínimo seria chamado de charlatão e por certo responderia a uma ação penal por exercício ilegal da profissão e falsa identidade! Portanto, se eu não posso exercer uma profissão sem ter qualificação técnica e os devidos credenciamentos que a mesma exige, peço que por gentileza alguém me responda: Por que estas pessoas estão atuando como guia de turismo e ninguém toma nenhuma providência? Faz-se oportuno ressaltar que a profissão do guia de turismo é regulamentada pela LEI FEDERAL 8.623/93.


Na oportunidade, compartilho com vossas senhorias que além de ser agredido moralmente ao ver pessoas exercendo ilegalmente minha profissão ainda tenho sido alvo de “ameaças” de operadores de turismo que dizem que se eu continuar com minhas denuncias serei colocado pelo mercado no ostracismo. O mais revoltante é, ainda, ter que ler os argumentos estapafúrdios que só ratificam os interesses próprios das operadoras e de operadores que nem formação em turismo possuem.


Para mim tal situação é um verdadeiro acinte!   Aprendi que indignação sem ação é uma verdadeira balela! Neste sentido, faço denúncia de tais arbitrariedades e na oportunidade peço respeitosamente que vossas senhorias tomem medidas contundentes para que seja extirpado da cadeia produtiva do turismo pessoas que se intitulem profissionais ou exerçam a referida atividade sem terem o devido credenciamento. 

Um comentário:

  1. Realmente este tipo de situação está afligindo diversas profissões prejudicando milhares de trabalhadores, temos taxistas, ônibus, médicos, dentistas e até professores exercendo a profissão sem estarem devidamente autorizados e/ou competentes para tal.
    Infelizmente dizem que a democracia é uma eterna vigilância... quem disse isto sabia muito bem que os direitos, se não defendidos com unhas e dentes, logo logo são ignorados e desrespeitados. Um bom sindicato, bem estruturado ajuda a combater o exercício ilegal da profissão. Sucesso nessa empreitada. A luta é árdua.

    ResponderExcluir