quinta-feira, 17 de maio de 2012

BRT - Bus Rapid Transit - Belém/Pará by Levi Freire Jr

Sou sempre muito otimista, mas Infelizmente existem projetos que nascem fadados ao insucesso. Não precisa ser um especialista para perceber que tal BRT não resolverá o problema do trânsito e tão pouco do transporte público em nossa cidade. 

BRT Bogotá - Colômbia
Belém possui uma população, com a Região Metropolitana – RMB,  de  2.100.319 habitantes de acordo  com o senso IBGE/2010.  Sabemos que grande parte destes moram na região metropolitana que não será contemplada, pelo menos não diretamente com tal projeto.  Grande parte  do fluxo de carros e ônibus vem desta região.

O mais adequado para uma cidade em constante crescimento é criar vias de acesso e escoamentos e não diminuir as que já existem.  Diminuir vias é uma burrice, desculpem, não sou especialista, mas não precisa ser para perceber que isto NÃO RESOLVERÁ o problema, talvez nem o “status” de paliativo tal projeto consiga alcançar.

BRT
É fato que em breve mais dinheiro público, o meu e o seu dinheiro, terão que ser gastos para “consertar”  o que esta sendo feito com o tal BRT.

Fico me perguntando, porque não um “Monorail”  como aqueles que  ligam os parques da Disney em Orlando na Flórida, e existentes em tantas cidades pelo Mundo? De inicio Já imaginou um metrô de superfície que contemple toda a área metropolitana fazendo a linha São Brás a Santa Izabel, por exemplo?  Quantas pessoas seriam atendidas e quantos carros ficariam nas garagens?

Monorail

O fato é que o BRT virá e espero, sinceramente, estar errado com meus sentimentos sobre o mesmo.

Um comentário:

  1. Meu amigo, como estudante de engenharia, tenho que ser otimista em relação à este projeto... isso a longo prazo. Somente este trecho do BRT (se é que vai ficar pronto até o fim da legistura do desprefeito) não vai resolver em nada o problema do trânsito. Fato. De nada adianta uma obra desse porte sem os devidos ajustes, uma outra via alternativa para a cidade. Infelizmente vamos ter que conviver com essa insanidade por muito tempo. Isso se a obra não for embargada. Ou paralisar como as "grandes" obras do desprefeito...

    ResponderExcluir