sábado, 27 de outubro de 2012

"The End" Era uma vez um Patrimônio Histórico na Amazônia by Levi Freire Jr


Foto: Internet 
Esta manhã recebi uma serie de denúncias, ou melhor, esclarecimentos do que alguns vereadores de Belém querem fazer com o centro histórico. Trata-se do projeto de alteração do Plano Diretor da cidade de Belém proposto pelos vereadores Gervásio Morgado e Raimundo Castro com o escopo de aumentar a área de construção na Almirante Barroso, no centro histórico e entorno. 

A sociedade, através de seus representantes de movimentos sociais se mobilizaram e a votação marcada para o dia 26 de setembro de 2012 foi cancelada, porém o projeto permaneceu aguardando votação. 

Sabemos que tal projeto beneficiará apenas uma parcela da população, ou melhor, leia-se empresários que visam lucrar com esta alteração do Plano Diretor da Cidade de Belém. Uns poucos anos atrás conversando com o diretor de uma construtora o mesmo me disse: “ é uma frescura o tombamento nesta cidade que não tem mais para onde crescer, tem mesmo que derrubar este bando de casa velha que não servem para nada.” 

Foto extraída o http://forumculturabelem.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html

Infelizmente é este o pensamento tacanha de alguns empresários do setor que só visam o seu próprio lucro e enriquecimento, pouco se importando com a preservação da história e memória. Para que se preocupar, não é mesmo? Afinal, bem sabemos que um povo sem memória é um povo sem cultura e muito mais fácil de ser ludibriado, enganado e esculachado. 

Sabemos que o patrimônio histórico da nossa cidade há muito tempo vem sendo negligenciado, isto é fato! Pouco, ou quase nada tem sido feito para se resgatar nossa memória que se deteriora junto com os prédios do século 18 e 19 abandonados pelo poder público e particulares. Mas, mudar o plano diretor da cidade permitindo a construção de prédios nestas áreas históricas e aumentando ainda mais o numero de andares é um verdadeiro ABSURDO ( em respeito aos leitores não escrevi um palavrão).


Veja e confira o nome dos que disseram SIM: http://uruatapera.blogspot.com.br/2012/10/quem-votou-contra-belem.html


Conversando em um fórum com alguns guias de turismo comentei que em breve durante o “ city tour” por Belém a cidade será apresentada aos turistas da seguinte maneira: 

“Senhores, aqui a sua direita um prédio de 40 andares, a sua esquerda mais um prédio de 40 andares. Estes prédios foram construídos a partir da inércia da sociedade belenense." Por este motivo, meu caros amigos é que ratifico ser este o momento para estarmos juntos nas decisões importantes da nossa cidade. 

Na próxima 3ª feira, 30 de outubro de 2012, o tal projeto poderá voltar à pauta para votação, neste sentido, todos os belenenses de nascimento, alma e coração estão convidados a exercer sua força cidadã através de uma MANIFESTAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM, a partir das 9 horas, com um grande apitaço e entrega do Abaixo-Assinado. Estão todos convocados a exercer sua cidadania em defesa de Belém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário